Curso Toque Humano - Massagem YMA Módulo III



CURSO TOQUE HUMANO MÓDULO III - Medicina Ayurvédica
Sem pré-requisito do Módulo I e II

Dois finais de semana:

Dias                             2015

36 horas/aula - Das 9h às 18h

Inscreva-se na Mala Direta desse Módulo do Curso e receba o nosso PRESENTE!

Inscreva-se no Módulo III do Curso de Massagem YMA

* indicates required


Inscreva-se já, preenchendo o formulário acima e ganhe BÔNUS:

1) E-book: Aromas Celestiais, sobre a utilização dos Óleos Essenciais durante o trabalho da massagem, e para aromatizar toda sua vida!



2) Uma Sessão de Massagem YMA de presente para o Primeiro Aluno(a) inscrito nesse Módulo III, concedida por mim, aqui no Espaço Vigor em Ipanema Rio RJ

3) Vídeo com uma prática de Meditação que poderá ser feita só ou com o seu parceiro amoroso,  para te incentivar a manter a prática meditativa na própria vida, e a criar um espaço criativo e amoroso consigo mesmo, nas suas relações, e no trabalho da massagem;

Isso tudo sem falar das vivências durante o curso de técnicas de Meditação e Consciência pelo Movimento.
Aula Teórica sobre noções básicas da Medicina Ayurvédica, com a utilização do concedito dos DOSHAS para facilitar o tratamento dos clientes.

Fornecimento de uma APOSTILA de 83 páginas contendo todas as fotos das manobras, suas especificações, indicações e contraindicações, bem como os detalhes do correto procedimento.

CERTIFICADO de conclusão do curso,  emitido pelo Espaço Vigor.
Aproveite essa oportunidade!!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No Curso Módulo III - Medicina Ayurvédica, vamos dar continuidade ao aprendizado de novas intervenções e manobras.

Como no caso dessa abdução escapular (Foto acima à esquerda), proporcionada com rotação interna do braço do cliente, com flexão de cotovelo à 90°. Manobra que necessita de muita precisão do terapeuta, com a devida consciência do que se está fazendo obedecendo à técnica dos apoios e suportes e o correto posicionamento. Observe o suporte do pé do terapeuta sobre a articulação do ombro para tornar mais intensa a mobilização escapular.

Nesse Módulo III aprenderemos mais manobras de abertura e mobilização das escápulas que têm como objetivo o aumento da capacidade respiratória, maior flexibilidade e mobilidade dos braços, além de trazer novas possibilidades e novas direções na vida. É como se a escápula representasse o leme do barco, quanto mais mobilidade desse leme, maiores possibilidades de direção.


Como nesse trabalho de aquecimento e mobilização escapular, utilizando a lateral do pé do terapeuta para entrar no espaço entre a escápula e as costelas do cliente, ampliando as manobras de trabalho com os pés iniciadas no Módulo I (Foto ao lado à direita)







Evolução da abertura da "Borboleta" (Foto acima ao centro), manobra iniciada no Módulo I, que ganha nova posição e expansão no Módulo III.

Além dos procedimentos que vão ganhando profundidade e complexidade, vamos aprender no Módulo III do Curso de Formação em Massagem YMA - Yoga Massagem Ayurvédica, novas manobras Itão importantes no tratamento do cliente.



Manobras como essa (Foto acima ao centro), denominada A Ponte, relacionada à região lombar (em geral localização de muito desconforto e dor na grande maioria das pessoas). Essa manobra vem compor o rol de várias outras que são destinadas ao alívio das lombalgias, aprendidas nos demais módulos deste Curso.


                  
           

Teremos também nesse Módulo III, manobras de abertura de virilha, tais como as demonstradas nas fotos,  que são procedimentos  importantes que ajudam a fluir a energia na região pélvica, proporcionando mais prazer, disponibilidade e vigor para as atividades diárias.

Um dos grandes objetivos da YMA, senão o principal, é facilitar uma maior abertura do corpo e da mente do paciente, aumentando a circulação da energia Orgone, ou Prana, ou Chi. Quanto mais energia Orgone circulando, mais vida, mais beleza, mais sensibilidade, mais energia vital disponível, consequentemente, mais alegria de viver e mais disposição para o Amor e para a Meditação.


Um componente muito importante da YMA é a sua série de manobras de alongamentos que se estende ao longo dos 4 Módulos da formação.
 
Essas manobras são realizadas por intermédio da produção de uma força e uma contra-força e um suporte de estabilização em diversos locais do corpo.


Por exemplo, como demonstrado na foto acima à ao centro: o terapeuta enquanto estabiliza a base da coluna vertebral através do suporte com os seus pés sobre a região lombar do cliente (exercendo sobre essa região uma certa pressão), vai puxando os cotovelos do cliente, proporcionando uma abertura do peitoral, alinhamento postural da coluna, e uma tração sobre toda a coluna vertebral.

“Os alongamentos proporcionam a normalização da - relação tensão / comprimento do músculo e o aumento da amplitude de movimento dos segmentos corporais, além de abrirem os espaços articulares. O terapeuta procura fazer com que o paciente tenha uma sensação de dilatação do corpo. Durante os alongamentos, o objetivo de trabalhar bem devagar é excepcionalmente vital. O terapeuta precisa perceber os limites de contenção do corpo do paciente e nunca forçar o alongamento além do ponto de conforto.” Richard Gold


Podemos dizer também que o fator primordial da YMA é o alongamento, com suas inúmeras manobras. O alongamento proporciona flexibilidade. Quanto mais flexível é um organismo, mais vivo será. Morte é rigidez absoluta e vida é flexibilidade. A YMA busca a vitalidade.

Veja como essa descrição do alongamento feita por Richard Gold se expressa muito bem nas fotos abaixo que ilustram novas manobras que a YMA possui, e que o Módulo III vem acrescentar ao aprendizado do Terapeuta da Yoga Massagem Ayurvédica.
                              
                      





Quanto mais manobras o Terapeuta da YMA conhecer, maior é a possibilidade de ajudar o seu cliente, através das sessões terapêuticas. 

Lembrando, obviamente, que todo esse trabalho requer muita dedicação, precisão, sensibilidade e criatividade por parte do Massoterapeuta, que precisa estar sempre trabalhando sobretudo consigo mesmo, no seu processo de autoformação, meditação, na busca do seu constante bem-estar. 

Para se transmitir um bem-estar, é preciso estar bem.

Por isso, não é apenas uma questão de aprender a técnica. É uma questão de envolvimento com a técnica e com o ser humano que somos.

A Massagem YMA pode ser um precioso instrumento no resgate desse ser humano, porque ela resgata o Sentido no campo relacional, através do Toque Humano num Corpo Humano. O Ser Humano é as suas relações com o meio e com os outros seres. A YMA reaviva esse potencial relacional no Terapeuta e no seu Cliente (ou amigo, ou parceiro amoroso, ou parente, etc).

"Quando terapeuta e cliente estão em harmonia, respirando profundamente e sintonizados, atentos e relaxados no momento presente, a sessão de YMA se torna uma verdadeira dança, que possui o seu próprio compasso. Esse compasso é singular, e pertence àquele momento e àquelas pessoas. Aos poucos, ambos vão relaxando e se entregando à experiência, e a energia liberada flui em direção ao chakra do coração."
Alexandre J.Paiva

E a dança da YMA continua nesse Módulo III, com outras inúmeras manobras de aquecimento, mobilização, tração e alongamento, se reafirmando como uma das técnicas de massagem mais eficiente e completa em si mesma:
  

 
A Parte Teórica Geral será sobre noções de anatomia, apontando para os principais músculos e articulações envolvidos nas manobras
.
A Parte Teórica Específica desse Módulo III será sobre noções básicas da Medicina Ayurvédica, abordando os conceitos de DOSHAS e da FITOTERAPIA, através dos múltiplos efeitos dos óleos essenciais no tratamento com a Massagem YMA.

Como associar o trabalho e  o papel da Massagem YMA a esse conhecimento milenar da Ciência Ayurveda (A Ciência da Vida), com as posturas e alongamentos inspirados no Ayengar Yoga e no autoconhecimento, com o conhecimento da fisioterapia, fisiologia e biomecânica, junto aos inspiradores conceitos e efeitos da Fitoterapia através da utilização dos óleos essenciais, verdadeiros Aromas Celestiais.

Maiores informações:
Faça a sua inscrição:


99913-6097 (Falar com Alexandre)

alexandrejpaivapsi@gmail.com

LOCAL DO CURSO:


Rua Visc.Pirajá, 142 sala 806 - Ipanema - Rio
Ao lado do Metrô Gal.Osório