CURSO MÓDULO I - Plasticidade Muscular

CURSO MÓDULO I - Plasticidade Muscular
Dois finais de semana:
DATA: 19, 20, 26 e 27  de NOVEMBRO de 2016
36 horas/aula - Das 9h às 18h


Cadastre seu E-mail e seu Nome no Mailing do Curso, e receba de presente um E-Book de Meditação!

O CURSO COMEÇA NO FINAL DE SEMANA: 19, 20 de NOVEMBRO DE 2016


------------------------------------------------------------------------------





O Curso Módulo I, da Formação em Massagem YMA - Yoga Massagem Ayurvédica foi elaborado de forma a ser completo em si mesmo, caso o aluno não queira continuar o aprofundamento na técnica através dos outros três módulos restantes.

Ele contém manobras e intervenções corporais que deixarão o terapeuta apto a conceder sessões individuais completas da técnica, tendo em vista que será aprendido todo o protocolo básico dessa massagem.

Nesse Curso Básico serão aprendidas manobras de alongamento que se repetirão em cada sessão de massagem, e que serão aprofundadas nos módulos subsequentes.


Manobras de abdução escapular como as ilustradas nessas fotos, serão introduzidas nesse módulo e obterão um aprofundamento e uma maior complexidade nos demais módulos.


Será introduzido nesse módulo um procedimento muito importante dessa massagem que é o trabalho com os pés do terapeuta sobre as costas do cliente. O trabalho com os pés é obrigatório em todas as sessões da YMA,  e consiste num profundo aquecimento da musculatura das costas, tornando toda a musculatura dessa região, bem como as fáscias, mais irrigadas e com uma maior circulação sanguínea, proporcionando ao corpo uma maior elasticidade e pré-disposição para as manobras de alongamento.
Esse procedimento de aquecimento com os pés se aprofundará em todos os outros módulos.


Da mesma forma, o trabalho com os pés sobre a parte posterior da coxa e perna do cliente é muito importante para a liberação das fáscias. Esse procedimento também será introduzido nesse módulo, e aprofundado nos demais.


O alongamento da "Cobra" é aprendido no Curso Básico e repetido em todos os outros Módulos. Esse alongamento pertence ao protocolo básico da técnica e é utilizado em todas as sessões. Promove um profundo e significativo alongamento da musculatura flexora do tronco, com uma boa abertura do peitoral, e uma consequente expansão da capacidade torácica. É um procedimento chamado de ativo-assistido, tendo em vista que o cliente inicia a manobra forçando a sua musculatura extensora do tronco, e o terapeuta finaliza aumentando a extensão do tronco com o consequente alongamento dos músculos flexores.

Se lançar de cabeça erguida na vida é o mergulho que a "Cobra" nos suscita!



A "Borboleta" é outra manobra do protocolo básico da técnica que é utilizada em todas as sessões e é aprofundada nos outros módulos. Propõe uma profunda abertura torácica e um realinhamento postural da coluna.
O "Escorpião", manobra opcional, que trabalha o quadíceps e ílio psoas, com extensão de quadril, e o "Camarão", manobra com apoio no sacro, torna mais intenso o alongamento, protegendo a região lombar (essa manobra desenvolve-se e aprofunda-se no Módulo II)


Essa manobra ilustrada na foto ao lado, denominada "Esqui-Aquático",  é realizada por intermédio da produção de uma força e uma contra-força e um suporte de estabilização. Por exemplo: o terapeuta puxa o tornozelo do cliente e coloca a parte lateral do seu pé na fossa poplítea, promovendo aí uma tração (força e contra-força) e uma estabilização (suporte),  enquanto desliza a parte lateral do seu outro pé pela região interna da coxa do cliente. 



Outras importantes manobras de alongamento como essas que trabalham os ísquios tibiais , panturrilha, flexão do joelho e quadril.








Observamos a abertura torácica, torção e alongamento do pescoço, bem como alongamento do tríceps e do peitoral nessas duas manobras.


Além dessas, o Curso Básico - Módulo I,  contém inúmeras outras manobras de alongamento, mobilizações articulares, trações, aquecimento, bem como outras intervenções corporais, compondo um curso bem intensivo, porém eficiente e completo em si mesmo.

Ocorrerão também aulas teóricas sobre noções de anatomia, fisiologia e plasticidade muscular, relacionadas às manobras aprendidas. O que é o alongamento? Consiste numa atividade complementar ou possui um fim em si mesma? O que acontece com o corpo quando submetido aos procedimentos de alongamento?   


Durante o curso ocorrerão também vivências em grupo de Meditação e Consciência pelo Movimento do método Feldenkrais.



Clique aqui e verifique a data do próximo curso


Maiores informações:


3253-6097 ou  99913-6097 (Falar com Alexandre)


alexandrejpaivapsi@gmail.com


LOCAL DO CURSO:




Rua Visc.Pirajá, 142 sala 806 - Ipanema - Rio

Próx. ao Metrô Gal.Osório